segunda-feira, 8 de abril de 2013

DOMINÓ - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


Entre os mais variados temas possíveis de serem abordados em ambiente escolar encontramos o jogo de dominós. Descrevo aqui tal tema relacionado a minhas experiências educacionais relacionadas aos esportes complementares nas aulas de educação física do 1º ano do ensino básico até as aulas do curso de Educação Física no Ensino Superior.

O dominó é sim uma atividade cultural enriquecedora quando em ambiente escolar. Ao questionar meus alunos sobre suas experiências anteriores com esta modalidade pude notar que em sua grande maioria conheceram tal atividade com seus avós, em segundo com seus pais e depois com seus amigos, professores etc.

Desta forma este texto busca ressaltar a importância do jogo em questão, suas possíveis relações culturais e familiares bem como as possíveis relações envolvidas em sua prática na escola. Mais especificamente trata de como os alunos lidam com esta modalidade proposta nas aulas de Educação Física. Apesar de se abordar onde os alunos aprenderam a jogar ou de onde eles adquiriram as habilidades referentes a esta atividade é importante ressaltar que o papel do professor quanto ao formador estimulador na continuidade da prática da atividade é fundamental.

Antes do professor desenvolver atividades com o tema "dominós" jogo aqui em questão é importante que se tenha conhecimento de alguns aspectos bem como estar ciente das possíveis relações que tal atividade pode gerar quanto as suas vivencias e suas reais possibilidades de construção do conhecimento. É importante relatar que as experiências anteriormente vividas que levaram os educandos ao conhecimento e a prática de tal modalidade bem como o possível despertar do interesse do educando pela modalidade são questões relevantes em sua prática.
           
      Ressalta-se três aspectos fundamentais. Primeiro como o aluno aprendeu ou aprende a jogar dominó, segundo qual a forma que o professor passa este conhecimento e em terceiro o jogo onde a criança encontra uma nova forma de interação social.

       O Jogo de Dominós

     Buscando fazer com que os alunos joguem corretamente primeiramente eles devem conhecer o jogo e as peças.

       Primeiro aspecto: Averiguar se o jogo está completo:

      Ao lado uma forma de se organizar as peças para que os alunos possam ter melhor compreensão da organização do jogo.

       Segundo aspecto, as regras básicas:

        É importante que tais regras sejam explicadas de forma sucinta e direta para que os alunos consigam compreender como se dá o andamento do jogo do princípio ao fim. É claro que se deve respeita o grau de desenvolvimento de cada faixa etária, desde as séries iniciais é importante que se apresente no quadro quando possível, possibilitando assim uma melhor visualização. 

O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.
  • Jogadores - 4.
  • Peças - 28 peças com lados variando de 0 a 6.
  • Distribuição - 7 peças para cada participante.
  • Objetivo - fazer 50 pontos.
Definições
  • Peça de dominó - é uma peça composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1).
  • Encaixar peça - quando uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum (exemplo: 2-5 encaixa com 5-6).
  • Extremidades do jogo - são as peças livres da ponta, cujos lados estão em aberto para que outras peças sejam encaixadas.
  • Passar a vez - quando o jogador não tem nenhuma peça que encaixe em qualquer extremidade.
  • Jogo trancado - quando nenhum jogador possui alguma peça que encaixe em qualquer extremidade.
  • Trancar o jogo - quando um jogador joga uma peça que cause o trancamento do jogo.
  • Bater o jogo - quando um dos jogadores consegue ficar sem peças na mão, tendo encaixado todas elas. (http://www.megajogos.com.br/jogosonline/domino/regras)



         O Jogo

     As peças são "embaralhadas" na mesa, e cada jogador pega 7 peças para jogar. O jogador que começa a partida é o que tem a peça 6-6. Ele inicia a partida colocando esta peça no centro da mesa. A partir daí, joga-se no sentido horário. Cada jogador deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças que estão na extremidade do jogo, uma por vez. Quando um jogador consegue encaixar uma peça, a vez é passada para o próximo jogador. Caso o jogador não tenha nenhuma peça que encaixe em qualquer lado, ele deve passar a vez, sem jogar peça nenhuma. A partida pode terminar em duas circustâncias: quando um jogador consegue bater o jogo, ou quando o jogo fica trancado.

         Contagem

       Caso algum jogador tenha batido o jogo, sua dupla leva todos os pontos das peças que estão nas mãos dos adversários. Caso o jogo fique trancado, conta-se todos os pontos conseguidos por cada dupla. A dupla que possuir menos pontos é a vencedora, e leva todos os pontos da dupla adversária. Caso haja um empate nesta contagem de pontos, a dupla que trancou o jogo perde, e a dupla vencedora leva todos os pontos desta dupla. Os pontos da dupla vencedora são acumulados, e o jogo termina quando uma das duplas atinge a marca de 50 pontos.

          Valor em pontos

         O valor em pontos de cada peça corresponde à soma dos valores das duas pontas da peça. Dessa forma, a peça 0-0 vale 0 pontos, a peça 3-4 vale 7 pontos, a peça 6-6 vale 12 pontos e assim por diante. (http://www.megajogos.com.br/jogosonline/domino/regras)

        Apesar de muitas pessoas tentarem tirar do professor a sobrecarga sobre a responsabilidade sobre as aulas de Educação Física ou sobre a desvalorização da área profissional, ressalto que cabe sim ao professor despertar e perpetuar o interesse do educando sobre tal modalidade, sabemos que na escola, nas aulas de educação física em sua maioria alguns conteúdos se destacam deixando várias outras possibilidades de lado. Desta forma buco aqui ressaltar algumas possibilidades enriquecedoras para as aulas de Educação Física.

        Desta forma torna-se importante ressaltar sobre a fundamentação feita no ensino superior onde os acadêmicos, neste caso do curso de Educação Física devem sim ser despertados sobre as possibilidades de tal conteúdo na escola sendo este uma possibilidade de abordagem interdisciplinar seja abordando conteúdos da química, da matemática, da física entre outras disciplinas.


Aula no curso de Educação Física   disciplina de Esportes Complementares.

Após a apresentação do conteúdo como visto anteriormente foi proposto uma pequena competição para que de forma lúdica os acadêmicos interagissem e curtissem realmente a atividade proposta.

        
      O jogo aparentemente surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C. O conjunto tradicional de dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28 peças, ou pedras. Cada face retangular de dominó é divida em duas partes quadradas, ou "pontas", que são marcadas por um número de pontos de 0 a 6, ou deixadas em branco. Um jogo de dominós é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados em uma diversidade indeterminada de maneiras. http://pt.wikipedia.org/wiki/Domin%C3%B3


        No site http://scholar.google.com.br/ você pode encontrar artigos referentes a abordagem do conteúdo dominó na escola. Abraços e boa sorte na abordagem de tal tema.

        Para aqueles que quiserem jogar online para treinar as regras:


        REFERENCIAS:







Nenhum comentário:

Postar um comentário