Esportes de Aventura em Contato com Natureza para Escolas


Apresentação:

Atualmente a falta de espaço físico adequado para a prática de atividade física nas grandes cidades, onde a tecnologia se expande e evolui em velocidades incríveis, faz com que muitos jovens não tenham a possibilidade de contato direto com a natureza. Os videogames, computadores, televisores, celulares e outros quantos aparelhos eletrônicos contribuem para a alienação, sedentarismo e distanciamento da socialização substituindo desta maneira as brincadeiras saudáveis. Essa perda de contato com a natureza acaba por criar um ser humano incompleto gerando uma sensação de desconforto pessoal. É de suma importância essa reaproximação dos jovens com a natureza, tornando-se necessárias saídas a campo como um complemento na educação de cada indivíduo.

Objetivos:

Promover a educação ambiental através de saídas a campo voltadas na direção de sensibilizar e educar crianças e adolescentes priorizando o respeito ao meio ambiente.
Promover a saúde através da atividade física realizada em contato com a natureza, conscientizando os participantes da importância da preservação do meio ambiente bem como valorização dos  recursos naturais;
Possibilitar a socialização e a integração dos participantes, desenvolvendo atividades em equipe onde é importante ressaltar o cuidado com o colega e consigo  mesmo;
Promover a interdisciplinaridade através da atividade física em contato com natureza;
Fornecer ao publico jovem uma forma de lazer saudável, através da atividade física;

Objetivos Específicos:

Criar um ambiente agradável onde os jovens aprendam se divertindo. 
Ampliar a capacidade dos alunos de aprendizado, cognição e valores éticos e morais, em relação á natureza e da sua importância para a nossa sobrevivência.
Pratica de atividades físicas benéficas ao organismo.
Criar contato dos jovens com a fauna e flora nativa.
Promover a união e amizade entre os presentes.
Possibilitar a divulgação do evento na mídia, criando uma propaganda positiva em relação ao colégio.
LOCAL:

Lages – SC

Parque Ecológico de Lages
Vale das Trutas
Cavernas Jesuíticas

Florianópolis - SC
       
Praia de Naufragados – Extremo Sul da Ilha de Santa Catarina
        Praia da Lagoinha do Leste – Trilha que parte do Pântano do Sul

PÚBLICO ALVO:

Alunos em Período Escolar de Ensino Fundamental e Médio

APROVEITAMENTO PROMOCIONAL:

        Tais eventos são vinculados pela mídia local como mais um atrativo da instituição buscando divulgar o interesse da instituição no bem estar de seus educandos.

CRONOGRAMA:

Tais atividades geralmente são desenvolvidas entre os meses de setembro e março quando as temperaturas são mais propícias a tais atividades.