domingo, 21 de abril de 2013

BICHO PEGA TEMÁTICO - BRINCADEIRA - EDUCAÇÃO FÍSICA


Para esta brincadeira do "BICHO COLA TEMÁTICO" você pode usar somente quatro cones, ou melhor você não precisa nem dos quatro cones pois você pode delimitar círculos com um giz. É uma atividade dinâmica e também exige criatividade por parte do profissional que está propondo a atividade, ela pode ser desenvolvida tanto em ambiente escolar quanto fora dele, em ruas de lazer, gincanas, colônias de férias, etc.
A atividade consiste em colocar os quatro cones em pontos distintos, se pode usar pontos distintos do colégio, pode se utilizar uma sala, ou um espaço com declives, aclives, com obstáculos, etc. Neste caso proponho aqui a tradicional quadra de esportes.



DESENVOLVIMENTO

É colocado em cada canto da quadra um cone que servirá como referência para o aluno se direcionar. Quatro cones, quatro cantos só que somente três destes cones estarão sendo usados pelos alunos, serão três filas, ou melhor três grupos em cada cone sendo que um cone não terá grupo algum.

1º Passo:
Os alunos irão formar três grupos, e cada grupo irá escolher um dos cones ou uma das áreas delimitadas.

2º Passo:
Cada grupo escolhe um nome, aqui entra a participação criativa do professor. O professor escolhe as temáticas é claro que os alunos também podem participar neste momento propondo as temáticas da brincadeira.



O que é a temática, a temática são os temas, os assuntos que definem a atividade proposta. Estes temas podem ser infinitos proponho a seguir alguns temas:

A equipe vai escolher para seu nome:

Nome próprio (João, Maria, Ricardo, Paulo, Radamésio, Cafifonho...);
Animal (foca, girafa, elefante, tigre, leão...);
Pássaros (canário, joão de barro, pardal, arara, tucano, pica-pau...);
Carros (Ferrari, fusca, porche, camaro...);


Dependendo do grau de desenvolvimento de escolaridade dos educandos o professor pode deixar a atividade cada vez mais complexa além é claro de aproveitar a atividade com propostas interdisciplinares, envolvendo disciplinas como geografia, história, química, física ou seja lá oque for proposto.

Sugestões:
Nome de elemento químico (Lítio, Bório, Sódio...);
Estado (Rio Grande do Sul, Amazonas, Acre, Rio de Janeiro, Espirito Santo...);
Cidade (Florianópolis, Anitápolis, Manaus, Rio Branco, Curitiba ...);

Números (um, dois, oitenta e seis, noventa e três...);
Letras (A, B, C, D ...);

3º Passo:
(O teste) Após escolher o nome da equipe o professor pode afinal começar a atividade, cada equipe posicionada o professor fala em voz alta para que todos escutem o nome de uma das equipes, a equipe denominada deve correr para o cone vazio, depois o professor fala em voz alta o nome da outra equipe que deve correr para o cone vazio, e assim sucessivamente.

4º Passo:
Professor deve questionar se algum dos alunos quer ser o pegador inicial, o qual deve ficar no centro dos quatro cantos demarcados de cada equipe. Quando possível, necessário ou se for de interesse do professor, ele mesmo pode ser o pegador.
Cada aluno que for pego passa a ser o pegador também até que reste somente uma equipe, que provavelmente irão ser poucos os restantes daquela equipe.

Lembrando o instrutor da atividade, o professor que cabe a ele despertar o interesse e motivar os alunos para esta atividade, é uma atividade dinâmica e flexível, possível de se trabalhar com as mais diferentes idades, agora é só colocar mãos a obra e boa sorte.
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário