sábado, 27 de abril de 2013

BRINCADEIRA BANDEIRINHA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR




MATERIAL:

Duas “bandeiras”;
Estas “bandeiras” podem ser , dois panos, duas bolas, duas madeiras sendo que é interessante que tenham cores diferentes. Além disso o professor pode propor para que os alunos confeccionem suas bandeiras;

OBJETIVO:

A brincadeira tem como objetivo um time capturar a “bandeira” do outro time.

ATIVIDADE:

São divididos dois grupos ou mais dependendo do número de integrantes na turma e do espaço físico existente, é importante que estes times sejam equilibrados e tenham como se distinguir um do outro, tanto para facilitar para eles se identificarem quanto ao professor a visualização. 
Pode ser time masculino e time feminino, time de colete e time sem colete, coletes de cores diferentes, com camisa e sem camisa, etc.
  



ESPAÇO FÍSICO

Para que a brincadeira flua tranquilamente é preciso que o professor delimite o campo da atividade. Exemplo campo de futebol ou quadra de futsal e o mesmo para suas linhas limítrofes as quais serão usadas (linha central, as linhas de área e as linhas laterais e finais)




DESENVOLVIMENTO

A brincadeira jogo se dá da seguinte forma, cada time tem seu campo que corresponde  a metade do campo de futebol ou metade da quadra de futsal. Cada participante é um colador em potencial do seu lado do campo, ou seja, se o time “A” passar para o lado do time “B” eles podem ser colado, e a mesma coisa vice versa. Dentro de uma área delimitada, pode ser a área do goleiro ou a trave, ninguém pode ser colado sendo que o time defensor não pode entrar dentro da sua área.
Tal norma faz com que os alunos não fiquem se empurrando e que evita controvérsias quanto a ser colado ou não. 
Sendo assim cada time deve atravessar até a área do time adversário, pegar a “bandeira”,
e passar de volta com ela sem ser pego. Lembre-se a “bandeira” deve sair de dentro da área com um jogador e este deve ser o mesmo a atravessar o meio de campo, se ele for pego a “bandeira” deve voltar para a área de onde saiu para que outro integrante da equipe tente atravessar novamente.


COLADO:

Se o aluno do time defensor encostar no aluno do time adversário em seu campo, este estará colado, para libertá-lo basta um colega vir e encostar nele;
Os alunos não podem ultrapassar as linhas limítrofes a fim de escapar dos colegas, se isto ocorrer eles estarão automaticamente colados;
Aquele time que somar mais capturas da bandeira ganha;

Esta é uma atividade muito bem recebida pelos alunos é só propor e mãos a obra, ao professor cabe estimular a turma de forma que todos participem e interajam, as estratégias vão surgindo com o decorrer da atividade, cada aluno deve assumir um papel alguns ficam no campo de defesa e representam os defensores é claro, e outro grupo vai tentar buscar a bandeira do time adversário, é importante que seja ressaltado que o trabalho em grupo em equipe é o que sobressai.

Esta atividade pode ser desenvolvida do ensino fundamental 1 até o ensino médio e para aqueles que quiserem levar além da escola ela também é muito bem aceita pela comunidade em geral em gincanas, ruas de lazer e outros.












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