quinta-feira, 11 de abril de 2013

JOGO DE TRILHA - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


      A Trilha ou Jogo de Trilha também conhecido como Jogo de Moinho ou Jogo de Marel é um jogo de tabuleiro muito antigo e conhecido mundialmente, sua origem é desconhecida, no senso comum é tido como um jogo de origem Cigana pois é um jogo bastante portátil e fácil de se jogar, no Brasil é um jogo conhecido popularmente e é vendido comumente. 

      Na escola quando bem desenvolvido ele se torna um excelente treino de estratégia e percepção espacial. Pode ser desenvolvido com crianças desde as séries iniciais, tal jogo é muito bem recepcionando pelos alunos e é uma excelente atividade para ser desenvolvida em sala de aula. 
  
              
      Sabemos que na elaboração do plano de aula o professor deve observar a realidade do educando, a Trilha tida como um jogo popular e de fácil acesso, tanto por ser um jogo de tabuleiro de fácil jogar quando por ser um jogo de fácil acesso online faz parte da realidade do aluno ou seja é uma atividade cultural do indivíduo. Ao brincarem e jogarem entre si as crianças estão sim passando por um processo de questionamento e reconstrução da cultura. Ao serem proporcionadas durante as aulas de Educação Física escolar tais atividades demonstram que os professores entendem as crianças como cidadãs, sujeitos históricos e sociopolíticos, que participam e transformam a sociedade em que vivem.

       O tabuleiro é formado por 3 quadrados concêntricos conectados entre si. Cada jogador escolhe uma cor e dispõe suas nove peças no tabuleiro, que são colocadas alternadamente nas posições de suas preferências. Geralmente as peças que iniciam o jogo são as peças claras (branca).Tanto os cantos dos quadrados quanto os pontos médios de seus lados são posições iniciais válidas de jogo.
      O objetivo do jogo é remover as peças de seu adversário, até que restem no máximo duas. Cada vez que um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com três de suas peças (“um moinho”), tem o direito de escolher uma peça oponente para remover, desde que essa peça não faça parte de um moinho de seu oponente, somente em último caso, ou seja quando não houverem mais peças a  serem retiradas fora do(s) moinho(s).
        O jogo começa com o tabuleiro vazio e os jogadores alternam-se colocando peças sobre interseções vazias, uma de cada vez e simultaneamente.
       Após todas as dezoito peças tenham sido colocadas no tabuleiro (nove de cada jogador), os jogadores movem peças por turnos. Um movimento consiste em deslizar uma peça ao longo de uma das linhas do tabuleiro para uma outra intersecção adjacente (outra casa).
      Se um movimento em qualquer uma das fases de jogo forma um moinho (três peças  da mesma cor e que estejam na mesma linha), então pode-se remover qualquer peça da cor adversária.


      
Uma situação que resulta em vitória, é aquela em que se pode movimentar uma peça entre dois moinhos, removendo uma peça adversária a cada turno.No jogo é permitido abrir e fechar o mesmo moinho repetidas vezes porém fica a cargo dos jogadores entrarem em acordo antes da partida fazendo com que o jogo  fique mais dinâmico.
       Quando um jogador estiver só com três peças, ele pode pular as casas com estas peças, ou seja elas podem “voar” de qualquer intersecção para outra. 
       Ao ser reduzido a apenas duas peças, um jogador não pode mais remover peças de seu oponente e não tem mais chances de vencer o jogo. 

O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.
  • Jogadores - 2
  • Peças - 18 peças sendo 9 brancas e 9 pretas.
  • Tabuleiro - tabuleiro com 24 casa interligados horizontalmente e verticalmente.
  • Objetivo - Deixar o adversário com 2 peças no tabuleiro ou deixá-lo sem movimentos.

O Jogo 
               
 O jogo consiste em três partes principais:
  • Colocando as peças: Esta é a fase inicial do jogo onde cada jogador coloca um peça de cada vez alternando entre jogadores, caso um dos jogadores forme uma linha horizontal ou vertical com três peças (um moinho), ele terá o direito de remover uma peça de seu adversário do tabuleiro.
     
  • Movendo as peças: Esta fase se inicia quando ambos os jogadores colocarem suas nove peças em jogo. Consiste em mover suas peças ao longo de uma das linhas do tabuleiro para uma outra casa adjacente. Caso um dos jogadores tenha somente 3 peças em jogo, ele pode "voar" com suas peças, podendo mover para qualquer casa que não esteja ocupada por uma peça do adversário.
     
  • Removendo peças adversárias: Em qualquer uma das fases acima quando um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com 3 peças ele fará um "moinho", isso lhe dá o direito de remover uma peça de seu adversário, contudo você não poderá remover uma peça do seu adversário que faz parte de um moinho dele, a não ser que não exista outra peça para remover.
     
Estratégia

No começo do jogo, é muito importante colocar as peças nos lugares mais versáteis para tentar formar imediatamente moinhos e não cometer o erro de concentrar as peças próprias em uma área do tabuleiro.
Uma posição ideal, que geralmente resulta em uma vitória, é ser capaz de colocar uma peça que possa se movimentar entre dois moinhos diferentes 

Fim da Partida

O jogo termina quando 3 situações são alcançadas:
  • Se um jogador reduzir as peças de seu adversário para 2.
     
  • Se um jogador deixar seu adversário sem nenhuma jogada válida. Caso seu adversário tenha somente 3 peças em jogo, ele não poderá ser "trancado".
     
  • Se ambos jogadores estiverem com 3 peças em jogo e, a partir deste momento, se em 10 jogadas não houver vencedor, o jogo terminará e será declarado um empate.




4 comentários: