domingo, 14 de abril de 2013

BICHO COLA MALUCO - BRINCADEIRA - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

     O Bicho Cola Maluco em uma breve explicação, é uma miscigenação entre o bicho cola comum com uma brincadeira de estátua porém esta atividade se destaca por despertar o interesse e a participação de muitos alunos de várias idades. Nas aulas de Educação Física é uma atividade prazerosa, dinâmica e criativa que possibilita ao professor múltiplas variações e uma variedade imensa de movimentos e posições.

    Estarei aqui sugerindo uma forma de se desenvolver a atividade mas é importante ressaltar que o professor pode questionar o aluno frequentemente, fazendo com que ele invente, crie e descreva novas variações de posições, possibilitando o pensamento crítico e a autonomia de seus educandos.



DESENVOLVIMENTO

      A brincadeira funciona da seguinte maneira, ao invés do aluno ter uma barra ( círculo, trave, poste) onde não pode ser pego, ele terá posições as quais não poderá ser pego, são estas posições que irão variar durante a atividade, e variar da forma mais dinâmica, complexa e estimulante possível. Desta forma o professor estará possibilitando se trabalhar o equilíbrio, a flexibilidade, a velocidade, resistência, agilidade... entre tantas outras capacidades físicas possíveis de serem trabalhadas na Educação Física escolar.

     É claro que assim como o bicho cola comum o professor pode escolher um aluno para ser o pegador, porém geralmente gera uma sobrecarga sobre o indivíduo e sobre a função de ser pegador, sendo assim por muitas vezes ninguém quer ser o pegador ou o bicho cola. 
Após explicar claramente em sala de aula, toda a aula a ser desenvolvida, dando ênfase a atividade principal se possível utilizando o quadro negro expondo a parte inicial, meio e final, seus objetivos e suas formas claramente, direcione os alunos até o espaço a ser desenvolvida a atividade.

    Em minhas aulas busco separar três, quatro equipes diferentes e revezo a responsabilidade de ser o colador entre as equipes quando a brincadeira é somente o Bicho Cola Maluco a aula toda, isto no caso das séries iniciais. Nas turmas de Ensino Fundamental 2 ou Ensino Médio uso tal atividade como aquecimento para a parte principal da aula ou mesmo para a parte principal da aula.

      Bom após dividir as equipes ou estipular quais alunos serão os coladores, estabeleço a primeira posição, após isso vocês irão ver que a atividade flui livremente, os alunos sugerem posições você cria outras e assim sucessivamente.

     Lembre-se não existe mais a barra e sim a posição a qual o aluno não pode ser colado. Sugiro aqui algumas posições individuais:

  1. Somente um pé no chão;
  2. Somente o bum bum no chão;
  3. Uma mão e um pé no chão;
  4. Duas mãos e dois pés no chão;
  5. Dois pés e uma mão;
  6. Barriga no chão;
  7. As costas no chão;
  8. Dois pés mãos e cabeça;

      Somente nestas sugestões o professor pode desenvolver várias aulas, pois lembre-se conforme sugerido anteriormente a divisão das equipes, sendo que cada equipe será o bicho uma vez, você irá estipular uma posição e irá revezar as equipes entre elas.


      Após ter sugerido algumas posições individuais, o professor pode passar para as atividades em dupla, trios e ou diferentes formas de grupos as quais deixam a atividade cada vez mais complexa, a seguir algumas sugestões:
  1. Dois colegas juntos;
  2. Três colegas juntos;
  3. Quatro colegas juntos: (e assim por diante)
  4. Um menino e uma menina juntos;
  5. Dois meninos e uma menina;
  6. Duas meninas e um menino; (e assim por diante)

     Agora além de propor em duplas, trios e outros, você pode estipular a posição a ser feita nestas atividades, tipo:
  1. Em dupla e um segurando o pé do outro;
  2. Em dupla e um segurando o outro no colo;
  3. Em trio segurando um dos colegas no colo;
  4. Em dupla abraçados;

      A gama de posições a serem propostas são infinitas, as vivencias são as mais variadas possíveis, fica aqui a sugestão de uma atividade muito bem recepcionada pelos alunos na escola a qual proporciona muita alegria e prazer.
     Fica o lembrete ao professor, deixe seu aluno construir a aula com os colegas e com você, assim ele pode se manifestar e criar junto ao grupo, trabalhando vários objetivos das aulas de Educação Física. Não demonstre as posições só fale como elas devem ser, como as sugestões anteriores, assim os próprios alunos irão ter que solucionar os problemas de imediato, e esteja preparado para as surpresas porque vai sair cada posição maluca.  Abraço.

Um comentário: