sexta-feira, 8 de outubro de 2010

VALE DAS TRUTAS LAGES - LAGES SC

       O nome do lugar se dá, devido a ser um local propício para o criadouro de trutas, muito apreciadas nesta região, ainda mais quando acompanhadas de pratos como pirão, farofa, arroz, salada e um caldinho de feijão para complementar. Localizado no Distrito dos Índios, comunidade de Lambedor, a 15 Km do centro da cidade de Lages pela Br 282 mais 15 Km pela estrada de chão.
  
       O Vale das Trutas é um dos lugares de Lages que faço as trilhas com meus alunos, apesar de ser uma área de lazer aberta a um público bem diversificado, desde famílias que se reunem para fazer churrascos nos fins de semana, até trabalhadores que gostam de um churras, geladas e amigas nas horas de folga, o lugar proporciona muita descontração e lazer.


       Tal atividade tem entre seus principais objetivos possibilitar a integração entre os alunos bem como proporcionar prática diferenciada de atividade física ressaltando a importância da preservação do meio ambiente. 

       Logo no início são desenvolvidas atividades em grupo onde são passados os alongamentos, conscientização ecológica  e normas de segurança. As atividade buscam desenvolver a resistência, a força, a coordenação, o trabalho em equipe, a amizade, a atenção e a persistência.



       Bem, mas vamos ao que interessa. O que me desperta o interesse no Vale das Trutas são as trilhas, principalmente a que leva até a cachoeira. A entrada da Trilha Ecológica é um espaço aberto com área de camping, restaurante e área verde, possibilitando diversas atividades recreativas, a trilha localizada por entre um canyon, com paredes de aproximadamente 40m de altura, se diferencia por ser o mesmo trajeto de um rio as vezes subterrâneo outras vezes não, com águas limpas e cristalinas.

        Logo no início a caminhada se destaca por ser uma trilha larga por dentro do córrego porém quando na mata a trilha se mostra mais estreita, com características de uma trilha úmida, escorregadia, pedras com limo e soltas  podem representar algum perigo para seus  trekkers.


   
        Uma caminhada moderada onde a cachoeira é o objetivo real, lá se pode tomar um bom banho e relaxar, momento de se descontrair e curtir a natureza.

      Já sua flora é muito rica com araucárias, algumas com mais de 2m de circunferência, xaxins, bromélias, além de uvaieiras, aroeiras, bracatinga e outras espécies nativas.

     Sua fauna é bem diversificada entre os animais ali existentes posso citar mamíferos (como cutias, tatus e lebres) pássaros e repteis (cobras, sapos, rãs) são também muito freqüente avistados, e os mais estranhos insetos como (aranha, escorpião, louva-deus).



 As atividades em contato direto com a natureza buscam conscientizar seus praticantes da importância da preservação da mesma;
 As possibilidades educacionais são inúmeras, abordagens da área da biologia,  da geografia, da educação física entre outras.






5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito massa!
    Jamans e Juh

    ResponderExcluir
  3. O lugar é mesmo uma maravilha. Só Deus para criar tamanha beleza. Já estive lá acampada com meu marido, minhas 2 filhas, e meu genro, quando eramos todos escoteiros, juntamente com o Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz - Lages / SC, eramos entre Chefia e crianças + ou - 50 pessoas, foi um final de semana inesquecível. A visita ás cachoeiras num total de 7, com suas águas cristalinas mas muito gelada, não nos deixava esquecer que estávamos em Lages,quase no final do inverno.Aqueles que puderem não deixe de visitar, as imagens lá vistas foram guardadas na memória, para nunca mais esquecer.

    ResponderExcluir
  4. nossafamilia adora ir lá é muito bom faz bem para tirar o estress

    ResponderExcluir
  5. A cobra provavelmente boipeva Waglerophis merremii

    ResponderExcluir