terça-feira, 19 de outubro de 2010

TRILHA NAUFRAGADOS - FLORIANÓPOLIS SC

JIBOIA ESPORTES DE AVENTURA

          A 260 Km do centro de Lages, 30 Km do centro de Florianópolis indo pelo Ribeirão da Ilha, no sul da ilha de Santa Catarina (Florianópolis), passando por vários restaurantes onde o prato principal é a ostra, pode se avistar de lá o morro do Cambirela localizado no continente e várias criações de ostras.   

  Localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Mata Atlântica, a trilha começa morro acima, com baixo grau de dificuldade e dura entre 40 min e 1 h depende da velocidade do caminhante, para os apreciadores da trilha 1 h para os caminhantes que objetivam chegar a praia rapidamente 40 min.
          Logo no início da trilha realizada no dia 16/10/2010 a primeira grande surpresa, os trilheiros que eu acompanhava logo avistaram um sapinho que estava atravessando a trilha visivelmente "estressado" "desesperado" quando logo atrás dele veio o motivo, a cobra o pegou na frente do pessoal como se fosse uma sena do "discovery chanel" esta foi uma das grandes atrações da trilha, pois não é uma cena que se vê diariamente, ainda mais na natura.


Observe o sapinho na boca e depois veja a filmagem no final da postagem.
           No percurso de ida existem dois pontos principais de coleta de água, um aos 20 min de caminhada e outro aos 25 min (água do morro), 5 min antes da chegada se atravessa um pequeno riacho por cima da água por pedras dispostas regularmente.
No decorrer da trilha e na praia é possível avistar aproximadamente 5 ou 6 casas com moradores da região, com algumas casas feitas com garrafas e outras de material mesmo,  galinhas, cachorros, a água é vinda da montanha que abastece as casas,  a luz provavelmente é obtida através de gerador de força.
Com pouca infra-estrutura, o bar do Sr. Andrino detem o monopólio no lugar "se qués isso aí senão vá se embora, que não tem", este é o tratamento vip do seu Andrino, o cara é uma figura, pra não xingar mesmo. Mas aparentemente é um estabelecimento bem familiar, onde se vende o básico arroz, feijão e alguns frutos do mar como berbigão, marisco, camarão, com um preço bem acessível.
Camarão ao Bafo ou alho e óleo – 17.00 reais
Prato feito – 11,00 reais (arroz, feijão, batata, posta de peixe)
Prato comercial – 13,00 reais (arroz, feijão, posta de peixe e batata frita) "à la vonté"

          Entre várias atrações do lugar, com mais uns 15 min de caminhada se pode chegar ao canhões do Forte de Naufragados, onde tinham como objetivo proteger a ilha de possíveis tentativas de invasões pelo mar, restam lá apenas três canhões, mas que são um belo atrativo para seus visitantes. 
      
Outra atração que pode ser apreciada, com mais 10 min de caminhada, é o Farol de Naufragados que ainda está em funcionamento e serve para alertar as embarcações a respeito do continente.

          Fauna e flora muito rica, foi o que os participantes desta caminhada puderam curtir, árvores, bromélias, flores, répteis e insetos marcaram a riqueza da natureza do local.

          A cobra coral foi encontrada morta antes do final da trilha, algum caminhante "burro" em desrespeito a natureza acabou matando o pobre animal em um momento de estupidez, as vespas pareciam degustar os restos de ostras encontrados no decorrer da caminhada. 

          Ossos de baleia são encontrados pela praia e nas paredes das casas e dos bares, usados aparentemente como ornamento enfeitando o lugar e mostrando para os turistas que ali é um local de passagem das baleias pelo litoral de Santa Catarina.

          Em nossas trilhas é cobrado consciência ecológica e respeito a natureza, pois de nossas trilhas "nada se leva, apenas lembranças, nada se tira, apenas fotos e nada se deixa, apenas pegadas.


2 comentários:

  1. vale a pena conhecer, é um local espetacular principalmente quando se pode curtir caminhar sem estres, sem preocupaçao muinto muinto massa mesmo vale a pena ir e nao esqueça da digitall, ou c nao tiver uma digitall leva a camera a manivela mesmo hehe :)

    ass: KHEOMAN SCHWARZENEGGER FERREIRA BONA

    ResponderExcluir
  2. Muito legal os registros da natureza feitos.
    Parabéns pelo trabalho e a todos que participam.

    ResponderExcluir