terça-feira, 13 de agosto de 2013

CAPOEIRA PALMARES EMEB DOM DANIEL HOSTIM - LAGES SC

CAPOEIRA

“Capoeira angola, mandinga de escravo em ânsia da liberdade. Seu princípio não tem método e o seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista. Capoeira é amorosa, não é perversa. Ela é um hábito cortês que criamos dentro de nós, uma coisa vagabunda.”
Mestre Pastinha - Vicente Ferreira Pastinha, o maior representante da capoeira angola.
       Tenho o prazer de ser um dos milhares de preservacionistas da maior riqueza de um povo, a cultura. No Brasil apesar de por muito tempo ela ter sido e ainda ser desvalorizada não só pelos governantes mas pelo seu próprio povo ela é hoje resgatada e cultivada de várias formas. São muitas as pessoas que assim como eu busca resgatar, difundir e preservar a capoeira como um verdadeiro patrimônio, como algo sem dono que deve ser passado de geração em geração. E foi nesse intuito que surgiu o trabalho a ser desenvolvido no EMEB - Dom Daniel Hostim colégio localizado no bairro Dom Daniel em Lages. Apesar de ser uma cidade fria e os treinos se darem a céu aberto não é isso que priva as pessoas de terem este acesso na cultura.


       De forma voluntária iniciei as atividades no mês de junho de 2013 a capoeira possibilita a esta comunidade momentos de descontração e lazer em busca do resgate cultural relacionado a cultura afro brasileira e principalmente no que diz respeito a capoeira. 

 
 
       A capoeira vem a preencher momentos de ociosidade em busca da melhora da qualidade de vida através da prática diferenciada de atividade física. a capoeira é uma atividade cultural relacionada as lutas, a dança e ao jogo e pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos resguardada pelas possibilidades de cada indivíduo. Desenvolve todas as capacidades físicas sejam elas a velocidade, resistência, agilidade, flexibilidade e a força.      

       As atividades propostas contam com treinos práticos com partes teóricas, onde na parte prática se proporcionam treinos de esquivas, golpes, contra golpes e acrobacias através de treinos individuais e dois a dois, a parte teórica do treino geralmente no final, busca-se dialogar a respeito da história do Brasil, da escravidão, da capoeira, sobre os grandes mestres e outros nomes relacionados a capoeira. Ainda durante os treinos busca-se conscientizar os participantes da importância de se ter uma vida saudável evitando hábitos prejudiciais a saúde. O trabalho no Dom Daniel conta atualmente com aproximadamente 20 integrantes no grupo os quais frequentam os treinos periodicamente com entusiasmo, força e dedicação. 


O vídeo das primeiras aulas pode ser visualizado no Youtube pelo endereço:



Nenhum comentário:

Postar um comentário