Para esta brincadeira do "BICHO COLA TEMÁTICO" você pode usar somente quatro cones, ou melhor
você não precisa nem dos quatro cones pois você pode delimitar círculos com um
giz. É uma atividade dinâmica e também exige criatividade por parte do profissional
que está propondo a atividade, ela pode ser desenvolvida tanto em ambiente
escolar quanto fora dele, em ruas de lazer, gincanas, colônias de férias, etc.
A atividade consiste
em colocar os quatro cones em pontos distintos, se pode usar pontos distintos
do colégio, pode se utilizar uma sala, ou um espaço com declives, aclives, com
obstáculos, etc. Neste caso proponho aqui a tradicional quadra de esportes.
DESENVOLVIMENTO
É colocado em cada
canto da quadra um cone que servirá como referência para o aluno se direcionar.
Quatro cones, quatro cantos só que somente três destes cones estarão sendo
usados pelos alunos, serão três filas, ou melhor três grupos em cada cone sendo
que um cone não terá grupo algum.
1º Passo:
Os alunos irão formar
três grupos, e cada grupo irá escolher um dos cones ou uma das áreas
delimitadas.
2º Passo:
Cada grupo escolhe um
nome, aqui entra a participação criativa do professor. O professor escolhe as
temáticas é claro que os alunos também podem participar neste momento propondo
as temáticas da brincadeira.
O que é a temática, a
temática são os temas, os assuntos que definem a atividade proposta. Estes
temas podem ser infinitos proponho a seguir alguns temas:
A equipe vai escolher
para seu nome:
Nome próprio (João, Maria, Ricardo, Paulo, Radamésio, Cafifonho...);
Animal (foca, girafa,
elefante, tigre, leão...);
Pássaros (canário,
joão de barro, pardal, arara, tucano, pica-pau...);
Carros (Ferrari,
fusca, porche, camaro...);
Dependendo do grau de
desenvolvimento de escolaridade dos educandos o professor pode deixar a
atividade cada vez mais complexa além é claro de aproveitar a atividade com
propostas interdisciplinares, envolvendo disciplinas como geografia, história,
química, física ou seja lá oque for proposto.
Sugestões:
Nome de elemento
químico (Lítio, Bório, Sódio...);
Estado (Rio Grande do
Sul, Amazonas, Acre, Rio de Janeiro, Espirito Santo...);
Cidade
(Florianópolis, Anitápolis, Manaus, Rio Branco, Curitiba ...);
Números (um, dois, oitenta e seis, noventa e três...);
Letras (A, B, C, D ...);
3º Passo:
(O teste) Após
escolher o nome da equipe o professor pode afinal começar a atividade, cada
equipe posicionada o professor fala em voz alta para que todos escutem o nome
de uma das equipes, a equipe denominada deve correr para o cone vazio, depois o
professor fala em voz alta o nome da outra equipe que deve correr para o cone
vazio, e assim sucessivamente.
4º Passo:
Professor deve
questionar se algum dos alunos quer ser o pegador inicial, o qual deve ficar no
centro dos quatro cantos demarcados de cada equipe. Quando possível, necessário
ou se for de interesse do professor, ele mesmo pode ser o pegador.
Cada aluno que for
pego passa a ser o pegador também até que reste somente uma equipe, que
provavelmente irão ser poucos os restantes daquela equipe.
Lembrando o instrutor
da atividade, o professor que cabe a ele despertar o interesse e motivar os
alunos para esta atividade, é uma atividade dinâmica e flexível, possível de se
trabalhar com as mais diferentes idades, agora é só colocar mãos a obra e boa
sorte.
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