MATERIAL:
Duas “bandeiras”;
Estas “bandeiras” podem ser , dois panos, duas bolas, duas madeiras sendo que é
interessante que tenham cores diferentes. Além disso o professor pode propor
para que os alunos confeccionem suas bandeiras;
OBJETIVO:
A brincadeira tem como objetivo um time capturar a “bandeira” do outro time.
ATIVIDADE:
São divididos dois grupos ou mais dependendo do número de integrantes na
turma e do espaço físico existente, é importante que estes times sejam equilibrados e tenham como se distinguir
um do outro, tanto para facilitar para eles se identificarem quanto ao
professor a visualização.
Pode ser time masculino e time feminino, time de colete e time sem
colete, coletes de cores diferentes, com camisa e sem camisa, etc.
ESPAÇO FÍSICO
Para que a brincadeira flua tranquilamente é preciso que o professor
delimite o campo da atividade. Exemplo campo de futebol ou quadra de futsal e o
mesmo para suas linhas limítrofes as quais serão usadas (linha central, as
linhas de área e as linhas laterais e finais)
DESENVOLVIMENTO
A brincadeira jogo se dá da seguinte forma, cada time tem seu campo que
corresponde a metade do campo de futebol ou metade da quadra de
futsal. Cada participante é um colador em potencial do seu lado do campo, ou
seja, se o time “A” passar para o lado do time “B” eles podem ser colado, e a mesma
coisa vice versa. Dentro de uma área delimitada, pode ser a área do goleiro ou
a trave, ninguém pode ser colado sendo que o time defensor não pode entrar
dentro da sua área.
Tal norma faz com que os alunos não fiquem se empurrando e que evita
controvérsias quanto a ser colado ou não.
Sendo assim cada time deve atravessar até a área do time adversário,
pegar a “bandeira”,
e passar de volta com ela sem ser pego. Lembre-se a “bandeira” deve sair
de dentro da área com um jogador e este deve ser o mesmo a atravessar o meio de
campo, se ele for pego a “bandeira” deve voltar para a área de onde saiu para
que outro integrante da equipe tente atravessar novamente.
COLADO:
Se o aluno do time defensor encostar no aluno do time adversário em seu
campo, este estará colado, para libertá-lo basta um colega vir e encostar nele;
Os alunos não podem ultrapassar as linhas limítrofes a fim de escapar
dos colegas, se isto ocorrer eles estarão automaticamente colados;
Aquele time que somar mais capturas da bandeira ganha;
Esta é uma atividade muito bem recebida
pelos alunos é só propor e mãos a obra, ao professor cabe estimular a turma de
forma que todos participem e interajam, as estratégias vão surgindo com o
decorrer da atividade, cada aluno deve assumir um papel alguns ficam no campo
de defesa e representam os defensores é claro, e outro grupo vai tentar buscar
a bandeira do time adversário, é importante que seja ressaltado que o trabalho
em grupo em equipe é o que sobressai.
Esta atividade
pode ser desenvolvida do ensino fundamental 1 até o ensino médio e para aqueles
que quiserem levar além da escola ela também é muito bem aceita pela comunidade
em geral em gincanas, ruas de lazer e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário