Sou ciente das relações que viagens e excursões possibilitam entre os educandos e sempre gostei das atividades relacionadas a natureza, estes são os principais aspectos que me levam a fazer tais atividades com meus alunos. O ano passado fomos até o Projeto TAMAR na Barra da Lagoa em Florianópolis, este ano mais precisamente no dia 28/05/2011 eu e meus alunos fomos até o Zoológico de Pomerode.
Pomerode é uma cidade do estado de Santa Catarina, de colonização alemã e famosa por preservar suas raízes germânicas. A cidade fica a aproximadamente 180Km da capital catarinense Florianópolis. E é aparentemente uma cidade pacata e aconchegante.
Em Pomerode o nosso atrativo foi o Zoológico onde os alunos curtiram vários animais, as gaiolas e jaulas pareciam muito bem cuidados, comum ver um ou dois tratadores limpando e dando de comer aos animais.
Lá aproximadamente 40 (quarenta) alunos de 5a até 7a série puderam apreciar mais de 200 espécies de animais, entre eles tigres, leões, gato maracajá, macacos, pássaros das mais diversas espécies, além do lobo guará, tamanduá bandeira, pumas, hipopótamos, entre outros.
Lá aproximadamente 40 (quarenta) alunos de 5a até 7a série puderam apreciar mais de 200 espécies de animais, entre eles tigres, leões, gato maracajá, macacos, pássaros das mais diversas espécies, além do lobo guará, tamanduá bandeira, pumas, hipopótamos, entre outros.
Ao caminhar dentro do Zoo, havia um local que ficavam as aves, um viveiro que surpreendia pela proximidade que os pássaros ficavam das pessoas, muito legal! Eles vinham e pousavam em nós, na cabeça, no ombro e até mesmo na mão. Entre as espécies de pássaros ali presentes, algumas eu conhecia como a perdiz, o jacu- tinga, várias espécies de canários, sabiás, papagaios e ootros pássaros coloridos que não sei o nome.
O almoço foi dentro do Zoo mesmo, lá existe um restaurante que é muito fácil de localizar. Pelo site do Zoo você pode entrar em contato com eles e se informar a respeito de valores onde a entrada para estudantes é mais barato e os professores não pagam (a entrada é de graça para os professores mas o restaurante não perdoa R$ 15.00 (o livre) e R$ 25.00 se for ao quilo. A comida é boa.
Outra parte muito legal é a dos répteis, cobras, lagartos, jacarés entre outros. Eles ficam em espaços fechados onde podem ser observados através dos vidros.
Ao final da tarde alguns alunos e professores preferiram sair para curtir o centro da cidade e ir até a praça para ver as porcelanas que são famosas na região. Outros alunos ainda se sentiam atraídos pelos animais e continuavam a caminhar e passear pelo parque mesmo 6 horas após a chegada. Eu é claro ainda estava dentro do Zoológico observando os animais.